segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Consumo e Saúde: Indústrias de Alimentos e de Medicamentos

As grandes Indústrias, sobretudo as corporações multinacionais, exercem grande influência nos estilos de vida das pessoas. Dentre essas corporações, podemos destacar as de Alimentos e Medicamentos por terem uma influência direta na Saúde.
Um dos grandes problemas de Saúde no mundo é o crescimento de doenças crônicas como Hipertensão, Diabetes, Obesidade, dentre outras. Cabe aos profissionais de Saúde saber lidar com isso e buscar relações entre os hábitos de vida das pessoas e o surgimento e agravo dessas doenças, de forma que se melhore os tratamentos e, principalmente, se busque a melhor forma de prevenção. Dessa forma, o profissional de Saúde deve estar atento aos apelos e estratégias daquelas Indústrias para saber a melhor forma de se orientar as pessoas.
As Indústrias de Alimentos hoje ditam um padrão mundial de consumo alimentar. Com seu grande apelo, principalmente sobre as crianças, elas vem conseguindo manter uma geração de "viciados" em fast food, refrigerantes, salgadinhos, etc. E realmente é muito difícil para as crianças fugirem dos arcos dourados, dos "dias felizes", de todos aqueles letreiros luminosos e maravilhosos das praças de alimentação dos shopings. E não para por aí: propagandas fantásticas de refrigerantes, achocolatados que fazem a criança virar um super-herói, biscoitos recheados com figura de bichinhos, e por aí vai. De fato podemos dizer que grande parte dos hábitos alimentares de uma pessoa são culturais e são aprendidos na infância (ver
Mintz, S.W. Comida e Antropologia: uma breve revisão. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 16 (47): 31-41, 2001). Daí a grande importância na regulamentação dessas propagandas (que vem sendo muito discutida) e o papel dos pais, pois esses são as grandes referências para as crianças. Quem aprende desde cedo a se alimentar mal provavelmente será um adulto que também se alimenta mal. Então vemos crescer a obesidade, o número de cirurgias de redução do estômago, diabetes, hipertensão e todos os males que têm relação com a alimentação.
Também e de grande importância se discutir a influência das Indústrias Farmacêuticas. Essa influência se dá sobre as pessoas em geral, mas também é grande sobre os profissionais de saúde. A propaganda de medicamento passa por regulamentações (ver RDC 96/08 em http://www.anvisa.gov.br/), porém sua participação na automedicação é grande. Medicamentos com nomes indutivos, apelos para grandes doses de vitaminas, promessas de melhoras ás vezes "milagrosa" para certos sintomas ainda são vistos. Com isso a cultura da automedicação vai passando de geração para geração. Os profissionais de saúde são colocados como secundários. Não é isso que sugeria a antiga frase " Aos persistirem os sintomas procure o médico"? Ou seja primeiro você toma o medicamento, se não melhorar procure o médico. Atualmente a frase foi substituída por uma que fala dos riscos e para se conversar com o médico e o farmacêutico, mas aparece rapidamente no final do comercial. Discutir o melhor formato e regulamentações para essas propagandas é um tema atual e super importante na saúde. E também se discutir as relações entre a Indústrias e os Médicos. O patrocínio de congressos, viagens e brindes aos médicos é uma realidade? Isso é ético? Dessa forma esse médicos ficam submissos às Indústrias? Há diferença em se ganhar uma caneta ou uma viagem? Esses são tópicos relevantes. Como também é a grande presença da propaganda em revistas científicas médicas. E pior, muitos médicos só sabem o conhecimento técnico a respeito de um medicamento pelo que lhe é passado por propagandistas.
Assim, o profissional de saúde deve estar atento a todas essas questões e conhecer as estratégias das Indústrias de Alimentos e Medicamentos. Dessa forma pode-se ter um pensamento crítico e tentar separar o que é benéfico ou não, a "verdade" ou "mentira" e então atuar na prevenção e promoção da Saúde evitando o crescimento daquelas doenças crônicas e os males da automedicação.

Marcelo Jacob

Um comentário:

  1. consumo de alimentos é muito importante que você saiba que também são consumidos para evitar problemas de saúde e medicamentos também são extremamente importantes para que as duas andam lado a lado graças.
    propecia and hair loss brigado

    ResponderExcluir