segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Artigo

Mídia, comportamento alimentar e obesidade na infância e na adolescência: uma revisão

RESUMO
A obesidade pode ser definida como uma síndrome multifatorial, consistindo de alterações
funcionais, de composição bioquímica e de estrutura corporal, caracterizadas pelo acúmulo de
gordura subcutânea associada ao aumento do peso. No Brasil, observa-se a influência da
mídia na valorização do modelo norte-americano como referência de modernidade, tornando
o padrão alimentar mais permeável a mudanças, especialmente em crianças e adolescentes,
estimuladas pela publicidade e também pela indústria, devido à produção abundante de
alimentos práticos e saborosos. O padrão alimentar vem sendo modificado ao longo da história
em função de vários aspectos, como facilidade de acesso e maior poder aquisitivo da sociedade
moderna, que permitem maior ampliação do mercado consumidor e a diversidade dos produtos
nas prateleiras. Assim, medidas preventivas, como o controle da propaganda de alimentos
pela mídia e a inclusão da educação alimentar no currículo escolar, devem ser instituídas desde
a infância, visando ao melhor manejo no controle da obesidade.

Artigo na íntegra: http://www.sbnpe.com.br/revista/V23-N3-157.pdf

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