quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Violência: Impacto na Saúde

A violência, infelizmente, está presente nas sociedades, podendo se manifestar de diferentes formas. Se perguntássemos às pessoas o que é violência, obteríamos diversas respostas, mas provavelmente a maioria estaria relacionada à agressão física. Duas boas definições segundo o dicionário Michaelis seriam: "Opressão, tirania"; "Constrangimento, físico ou moral, exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la submeter-se à vontade de outrem". Dessa forma, poderiamos dizer que violência é um comportamento que causa dano a outro ser, seja este dano físico ou moral. Sendo assim podemos perceber diferentes tipos de violência: Violência física, que é a que primeiro nos vem à cabeça quando falamos no assunto, seria a causada por agressão direta, podendo levar a danos físicos, materiais e psicológicos. Violência psicológica, que poderíamos dizer que é uma agressão não-física, como humilhação, desrespeito, discriminação. Esse tipo de violência causa muitos danos ao agredido e já ganha nomes específicos para algumas vertentes. Exemplos disso seriam o bullying e o assédio moral. A violência física e a psicológica se manifestam também especificamente contra alguns grupos. Assim tem-se a violência contra a criança, contra a mulher e idosos. Outro tipo de violência é a política. Essa é muito utilizada por governos totalitários e ditatoriais ou até mesmo na democracia, pois cabe ao Estado o uso do "poder" e da "força". Outro exemplo é a Violência Cultural, que muito ocorreu na América Latina, onde um conjunto de valores foram impostos, não se respeitando a cultura local.

Após toda essa discussão conceitual podemos pensar: a violência tem alguma influência na saúde? Para começar, segundo a OMS, a violência é a segunda causa de mortes entre os jovens, perdendo apenas para acidentes de trânsito (não poderíamos falar violência no trânsito?). E essa violência das grandes cidades, mesmo quando não afeta fisicamente às pessoas, as deixa amedrontadas, estressadas, desenvolvem fobias, se sentem presas, limita suas vidas. Isso não é um impacto na saúde? E quanto aos tipos de violência não-físicas citadas antes? Elas não deixam "cicatrizes" muitas vezes irreparáveis? E isso afeta a saúde?

Mais especificamente, com relação à area de saúde, também podemos ver manifestações da violência. Uma pessoa ter que acordar às quatro da manhã para tentar conseguir uma consulta é uma violência? Pacientes que morrem por falta de recursos também seria? E quando um médico desrespeita um paciente? A tudo isso cabe profunda reflexão por todos. Mas às vezes os profissionais de saúde é que são as vítimas. Um exemplo disso são os casos de médicos peritos que sofrem agressões, ameaças e até morte. Ou quando os profissionais são obrigados a trabalhar sem recursos ou esgotados.

Devemos pensar em todas essas questões e analisar qual e como é o impacto delas na saúde, não esquecendo de considerar o que já foi e vem sendo feito por organizações, governos e movimentos da sociedade em geral.



Marcelo Jacob

Um comentário:

  1. A qualquer tipo de violência seja ela física, verbal ou emosional traz muitos problemas de saúde que podem levar à morte, como vimos em não tomar frontline plus

    ResponderExcluir