domingo, 1 de novembro de 2009

Trabalho em Saúde: cuidando de quem cuida

O trabalho é uma atividade humana de grande importância. Passamos grande parte de nossas vidas trabalhando. Além de representar fonte de sobrevivência para a maioria, o trabalho também está associado a valores como realização pessoal, vocação e prazer. Devido a esse grande tempo envolvido e às questões pessoais, o trabalho também pode colocar em risco nossa saúde. Particularmente em relação ao profissional de saúde essa questão toma grande importância, pois são essas as pessoas responsáveis por cuidar da saúde dos outros.
O trabalho do profissional da Saúde pode ser muito desgastante, com jornadas de trabalho longas, más condições de trabalho, necessidade de ter vários empregos, contato com o sofrimento alheio, etc. Vários estudos tem mostrado o stress a que esses profissionais são submetidos. É comum médicos sofrerem de depressão, ansiedade, Síndrome de Burnout, entre outros problemas. Além disso, devido à grande jornada, muitos não se alimentam bem, não têm tempo para a família, não praticam atividade física. E muitas dessas características já são visíveis nos estudantes de medicina. Sendo assim muitas questões se tornam importantes: Como estão as condições de trabalho do médico? O que realmente está acontecendo com esses profissionais e com os estudantes de medicina? Quais seriam os papeis das instituições de saúde e das faculdades? Quais são as especialidades mais desgastantes e por que?
Mas então como cuidar da saúde desses profissionais? Essa é uma questão muito complexa que envolve muitas coisas, desde questões pessoais até questões institucionais. Mas certas coisas ajudam a todos e merecem reflexão. Um exemplo disso são os benefícios da atividade física constante, para o corpo e a mente. Também são importantes as atividades extra- trabalho, como música, dança, artes, as quais se mostram muito eficientes para relaxar e combater o stress. Um maior e melhor contato com a família também é fundamental, para dar um maior equilíbrio e para se compreender o que realmente é importante na vida. Além disso, qualquer tipo de ajuda ou terapia, onde se mude a forma de se ver certas coisas, não absorvendo o lado negativo da profissão, também são válidas.
Todas essas questões do trabalho médico merecem reflexão para que possa entender realmente como está o trabalho e como está a saúde do profissional, bem como o que pode ser feito para cuidar de sua saúde.

Um comentário: