domingo, 1 de novembro de 2009

Trabalho em Saúde: cuidando de quem cuida

O trabalho é uma atividade humana de grande importância. Passamos grande parte de nossas vidas trabalhando. Além de representar fonte de sobrevivência para a maioria, o trabalho também está associado a valores como realização pessoal, vocação e prazer. Devido a esse grande tempo envolvido e às questões pessoais, o trabalho também pode colocar em risco nossa saúde. Particularmente em relação ao profissional de saúde essa questão toma grande importância, pois são essas as pessoas responsáveis por cuidar da saúde dos outros.
O trabalho do profissional da Saúde pode ser muito desgastante, com jornadas de trabalho longas, más condições de trabalho, necessidade de ter vários empregos, contato com o sofrimento alheio, etc. Vários estudos tem mostrado o stress a que esses profissionais são submetidos. É comum médicos sofrerem de depressão, ansiedade, Síndrome de Burnout, entre outros problemas. Além disso, devido à grande jornada, muitos não se alimentam bem, não têm tempo para a família, não praticam atividade física. E muitas dessas características já são visíveis nos estudantes de medicina. Sendo assim muitas questões se tornam importantes: Como estão as condições de trabalho do médico? O que realmente está acontecendo com esses profissionais e com os estudantes de medicina? Quais seriam os papeis das instituições de saúde e das faculdades? Quais são as especialidades mais desgastantes e por que?
Mas então como cuidar da saúde desses profissionais? Essa é uma questão muito complexa que envolve muitas coisas, desde questões pessoais até questões institucionais. Mas certas coisas ajudam a todos e merecem reflexão. Um exemplo disso são os benefícios da atividade física constante, para o corpo e a mente. Também são importantes as atividades extra- trabalho, como música, dança, artes, as quais se mostram muito eficientes para relaxar e combater o stress. Um maior e melhor contato com a família também é fundamental, para dar um maior equilíbrio e para se compreender o que realmente é importante na vida. Além disso, qualquer tipo de ajuda ou terapia, onde se mude a forma de se ver certas coisas, não absorvendo o lado negativo da profissão, também são válidas.
Todas essas questões do trabalho médico merecem reflexão para que possa entender realmente como está o trabalho e como está a saúde do profissional, bem como o que pode ser feito para cuidar de sua saúde.

Trabalho em Saúde: cuidando de quem cuida- Questões relevantes

  • Como esta a saúde do profissional da Saúde: Quais os trabalhos mais desgastantes? Quais os problemas mais frequentes?
  • O trabalho médico: como é, jornada de trabalho, média de empregos, condições de trabalho, especialidades mais desgastantes...
  • Stress e Sindrome de Burnout
  • Os problemas começam na faculdade? (a saúde do estudante de medicina)
  • Como cuidar da saúde dos médicos (eles se cuidam?): atividade física regular, família, música, dança, artes...

Alguns links:

http://www.saberviver.org.br/index.php?g_edicao=profissionais_estressados

http://www.universia.com.br/noticia/materia_clipping.jsp?not=33754

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302007000100004&tlng=en&lng=en&nrm=iso

http://www.redepsi.com.br/portal/modules/soapbox/article.php?articleID=48

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-42301998000200012&script=sci_arttext

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-507X2008000300005&script=sci_arttext

http://www.unifesp.br/dpsiq/polbr/ppm/original5_01.htm

http://www.fmabc.br/admin/files/revistas/31amabc27.pdf

http://web.taktos.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=46&Itemid=41

http://educacaofisica.org/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=314&Itemid=27

http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/editorial/m1273/terapia-anti-stress

http://www.scielo.br/pdf/rlae/v11n4/v11n4a12.pdf

http://www.fonixbrasil.com.br/noticias.php?id=11

http://www.musicaemedicina.med.br/

http://vocesa.abril.com.br/equilibrio/aberto/ar_240557.shtml

http://www.crmpr.org.br/saudedomedico/index.php

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=769108&tit=Maioria-dos-medicos-do-pais-esta-doente

http://priory.com/psych/saudment.htm

Trabalho em Saúde- Artigo 5

Condições de trabalho e saúde dos médicos em Salvador, Brasil
Carlito Lopes Nascimento Sobrinho; Fernando Martins Carvalho; Tárcyo Antonio Silva Bonfim; Carlos Adriano Souza Cirino; Isis Sacramento Ferreira

RESUMO
OBJETIVOS: Descrever as condições de trabalho e de saúde dos médicos da cidade de Salvador, Bahia, Brasil. MÉTODOS: Utilizando delineamento transversal, estudou-se uma amostra aleatória de 350 médicos. Num questionário individual, autoaplicável, enviado pelo correio, foram coletadas informações sobre a saúde física, mental, hábitos de vida e condições de trabalho dos médicos. RESULTADOS: Os médicos referiram elevada sobrecarga de trabalho, excesso de trabalho em regime de plantão, múltiplas inserções, contratação precária sob a forma de remuneração por procedimento e baixa remuneração. A atividade de consultório particular foi referida por 45,2% dos médicos, mas apenas 1,5% exercia exclusivamente esta atividade. As queixas de saúde mais freqüentes estavam relacionadas à postura corporal e à saúde mental. A prevalência de distúrbios psíquicos menores, medida pelo Self Report Questionnaire (SRQ-20), foi de 26%. CONCLUSÃO: As condições de trabalho e saúde observadas apontam para a necessidade de mudanças profundas na organização do trabalho médico.

Artigo na íntegra: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-42302006000200019&lang=pt

Trabalho em Saúde- Artigo 4

Síndrome de Burnout em residentes da Universidade Federal de Uberlândia – 2004
Flávia Dutra Lima; Abraham Pieter Buunk; Maria Bernadete Jeha Araújo; Johsie Gomide Magalhães Chaves; Denise Lara Oliveira Muniz; Luana Benedetti de Queiroz

Resumo: Esta pesquisa estabelece a incidência de burnout em médicos residentes de um hospital público através do MBI (Malasch Burnout Inventory). Burnout é um estado persistente e negativo, relacionado ao trabalho, relatado por indivíduos normais, caracterizado por exaustão, sentimento de reduzida eficácia, diminuição da motivação e atitudes e comportamentos laborais disfuncionais (Schaufeli & Buunk1). Foi realizada uma investigação em 120 residentes, que desenvolvem suas atividades em um hospital público. Os resultados principais indicam a incidência de burnout em 20,8% da amostra. A manifestação da síndrome foi caracterizada por apresentar 65,0% de classificação alta na dimensão exaustão emocional (EE), 61,7% de classificação alta na dimensão despersonalização (DE) e 30,0% de classificação baixa na dimensão realização profissional (RP). Burnout esteve presente em 78,4% da amostra e ausente em 0,8% da amostra. A maior freqüência de casos de manifestação da síndrome foi observada nas áreas de Ortopedia, seguida das áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia. É preciso criar programas de prevenção do burnout, para evitar que profissionais, que promovem a saúde, adoeçam. É necessário também dar continuidade a esse tipo de pesquisa e desenvolver modelos mais complexos para o entendimento do burnout neste contexto laboral específico.

Artigo na íntegra: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000200004&lang=pt

Trabalho em Saúde- Artigo 3

Avaliação do nível de stress em profissionais de saúde

Liliane de Carvalho ,I; Lucia Emmanoel Novaes Malagris

Resumo: A qualidade do atendimento em saúde depende, além de outros fatores, do estado físico e mental do profissional assistencial. Pesquisas voltadas à avaliação da saúde desses profissionais são fundamentais para manutenção da qualidade dos serviços. Objetivou-se neste estudo detectar presença de stress entre profissionais de saúde, fase do stress na qual se encontravam, predominância de sintomas, físicos e/ou psicológicos, e comparar o nível de stress entre as categorias. Participaram 31 profissionais de nível superior que atuavam em um Posto de Assistência Médica (PAM) da Zona Norte do Rio de Janeiro. Foram submetidos ao ISSL e a um
Questionário Informativo. Dos profissionais avaliados, 58% encontravam-se estressados, dentre os quais, 94% na fase de resistência. Em 56% dos estressados houve predominância de sintomas físicos. Serviço social, enfermagem e medicina apresentaram maior incidência de stress. Sugere-se trabalhos de controle do stress para garantir bom nível de atendimento aos pacientes e boa qualidade de vida aos profissionais.

Trabalho em Saúde- Artigo 2

MEDICINA, MÉDICOS E PESSOAS
Compreender o stresse para prevenir o burnout
.

MARIA ANTÓNIA FRASQUILHO

Resumo: Neste artigo considera-se o stresse na profissão medica.
Faz-se uma revisão descritiva dos problemas relativos à inadequada gestão do stresse e foca-se a importância e transcendência crescentes dos mesmos. Apresentam-se definições actuais dos conceitos de stresse e burnout e a evolução dos modelos respectivos. Expõe-se uma síntese da fisiopatologia do stresse. Detalha-se uma reflexão sobre os factores de stresse na medicina, nos quais se incluem os intrínsecos- as vulnerabilidades dos médicos.
Conclui-se que é imperiosa a consciencialização dos médicos sobre os riscos da sua profissão e que, actualmente, a boa gestão do stresse se lhes coloca como competência profissional e pessoal inadiável.
Palavras chave: Médicos, stresse, burnout.

Artigo na íntegra: http://www.actamedicaportuguesa.com/pdf/2005-18/6/433-444.pdf

Trabalho em Saúde- Artigo 1


Estratégias dos profissionais de saúde
para cuidar dos que cuidam

Gabriel J. Chitto Gauer
Renato Soleiman Franco
Hericka Zogbi
Pedro Augusto Marini
Edgar Chagas Diefenthaeler
Alfredo Cataldo Neto

Resumo: O artigo apresenta as dificuldades encontradas pelos profissionais de saúde para cuidarem de si mesmos. Descreve o burnout e tentativas de proporcionar tipos de apoio como: psicoterapias, grupoterapia, exercícios laborais, técnicas de psicopedagogia crítico-reflexiva, bem como terapias de ensino aprendizagem, como os grupos de formação livre, grupos Balint e os grupos de reflexão. Traz ainda vinhetas clínicas que ilustram a importância de adotar essas técnicas.